quarta-feira, 10 de abril de 2013

Perguntas e Respostas

1) O que é o PIBID?
* PIBID significa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência;
* Tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior, visando aprimorar a formação dos professores, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica.

2) Quais são os objetivos do PIBID?
* incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública;
* valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
* elevar a qualidade das ações acadêmicas na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior;
* inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
* proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes
* incentivar escolas públicas de educação básica, tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

3) Qual a proposta do Subprojeto História no PIBID/UFU?
O Subprojeto integra-se à proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID em desenvolvimento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com vistas a contribuir com a formação dos profissionais de História.


4) Quais são os objetivos do Subprojeto História?
 O interesse do Subprojeto é a formação de professores capazes de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e de considerar sua atuação como pratica consciente e crítica, e deve orientar a organização de um trabalho conjunto a ser desenvolvido entre professores e estudantes do curso de graduação e professores e estudantes do Ensino Fundamental. Entre seus objetivos, constam:
* conhecer e valorizar a realidade da escola, seus espaços, práticas e sujeitos;
* valorizar a relação entre professor, aluno e demais profissionais que atuam na escola;
* fomentar o diálogo entre universidade e escolas de educação básica;
* conhecer o formato e o conteúdo de documentos e textos legais e desenvolver capacidade para proposições e intervenções;
* produzir memórias da escola e da comunidade, considerando diferentes dimensões da cidade e de seus sujeitos;
* organizar roteiros de estudo e visitas em diferentes espaços de memória;
* reconhecer a cidade como espaço amplo de desenvolvimento das relações sociais, onde a escola e a universidade são dimensões constitutivas.

5) Quais são as ações previstas no Subprojeto História?
Este Subprojeto prevê ações a serem desenvolvidas na Universidade e na Escola, em conformidade com o planejamento e com a realidade escolar:
* conhecimento da realidade da escola e dos sujeitos que compõem o universo escolar;
* acompanhamento das atividades de História no Ensino Fundamental;
* organização de grupo de estudo;
* leitura de textos sobre Ensino de História, Escola Pública, Memória, História Oral, Cidade;
* leitura de textos teórico-metodológicos para fundamentação das atividades a serem realizadas;
* leitura e discussão de documentos da escola, leis e diretrizes;
* organização de Oficina de História Oral e Memória;
* organização de minicursos para os alunos da escola;
* produção de memórias da escola e de memórias da cidade articuladas à escola;
* produção de mídias – jornais, zines, blog, vídeos, fotografias – sobre temáticas levantadas ao longo dos debates em torno de escola, cidade, história e memória;
* produção de painéis a partir das atividades desenvolvidas na escola;
* organização de álbum com material visual produzido ao longo do projeto.

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